quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Projeto B se apresenta na 10ª edição do Mó! Movimentação Musical, e prepara lançamento do novo álbum

Show no Auditório Ibirapuera terá algumas prévias do novo trabalho no repertório.

Por Carlos Dalla

  Caracterizado pela experimentação sonora e pela busca de integração entre linguagens eruditas e populares, o Projeto B prepara seu terceiro trabalho, propondo uma série de releituras da obra de Heitor Villa-Lobos. O grupo é constituído por músicos com sólida formação, mas de forma alguma conformados dentro dos cânones da tradição musical, sempre na busca por resultados que integrem originalidade e inventividade com consistência e pesquisa.

            Por isso, ao proporem revisitar a obra de Villa-Lobos, optaram por um recorte de sua fase mais vanguardista, quando em 1923 esteve na França acompanhando as transformações recentes por que passava a vanguarda musical no país. “Nós escolhemos para o repertório as musicas que Villa compôs nesta época, ou que foram feitas para músicos que ele conheceu nesta viagem”, aponta Yvo Ursini, guitarrista e fundador do grupo, que este ano completa 10 anos de atividades.

            Nesta época, a França voltava seus olhos para a música de Igor Stravinski, que alguns anos antes, em 1913, causou enorme polêmica ao estrear a obra “A Sagração da Primavera” em Paris. A partir de então, sua música passou gradativamente a influenciar toda uma geração de compositores dispostos a encontrar alternativas para o desenvolvimento da linguagem musical da Europa no início do século XX.

            Por isso, além de seis peças de Villa-Lobos e três de autoria própria, o disco terá três faixas com trechos de A Sagração da Primavera completando a lista das músicas. Perguntado sobre que tipo de leitura pretendem imprimir à obra do compositor, Yvo fala que as adaptações do Projeto B buscam inserir elementos das outras referências do grupo, ligadas ao jazz, à música instrumental de invenção, e acima de tudo, à experimentação de situações musicais inusitadas, o que eles chamam de música especulativa.

            O Palco do Mó! Movimentação Musical, que neste ano acontece no Auditório do Ibirapuera no dia 11 de Outubro, será uma boa oportunidade para o grupo mostrar seu repertório, já que Yvo aponta dificuldades para propostas como a do Projeto B circularem pela cidade: “O grupo, ao longo desses 10 anos, esteve nos principais palcos para a música instrumental, mas eles não são suficientes. A cena instrumental depende muito da formação de público, e este sempre tem de ser um dos focos”.

            Mas Yvo adianta que, para não estragar a festa antes da hora, apenas uma parte do repertório do novo disco será executada na apresentação da mostra, já que o disco, que já tem título, “A viagem de Villa-Lobos”, será lançado em Novembro, mês que marca os 50 anos da morte do compositor.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário